21 outubro, 2015

VIAJANDO POR AI #21 O Paraíso existe e eu estive lá.

Não fui fazer praia não.
Fui "trabalhar" no mar. Sério!!!!!! 
Ainda não vos tinha contado (com pormenores) mas no início do mês estive uma semana no Algarve a trabalhar num projeto. 
Depois dessa semana mais nada me encanta. Aquilo foi tão bom tão bom que acabei de sair de Barcelona e a cidade não provocou em mim nem 10% da sensação que tive no início do mês.
Atenção que as duas estadas foram a trabalho. A do Algarve apesar de estar a trabalho estava muito interligada a actividades da lazer o que ajuda em muito sem duvida. Ainda assim...... Quero voltar!!! Ihihihihi
Eu sou algarvia e não conhecia nem tão pouco tinha feito actividades deste tipo.
Trabalhando eu no mundo hoteleiro, estou farta de ouvir:
"O Algarve é só sol e praia."
Certo. Em alguns sítios, não todos!
Hospedei-me em Olhão. Muitíssimo bem instalada apreciei a tranquilidade e conforto do hotel. Recordo-me de me colocar na varanda todas as noites com o computador ligado a responder a e-mails de trabalho. A envolvencia era tão boa que sinceramente não me importei de trabalhar até as 2,3 das manhã todos os dias, até estava entretida. Na primeira noite até no sofá adormeci de tão confortável que era.
De manhã bem cedo um pequeno-almoço delicioso para começar o dia com energia.
Muitas actividades previstas mas jamais esperava o resultado e bum de emoções vividas.
Primeira actividade:

* Portugal no Limits em parceria com a Maré Alta juntaram o melhor dos 2 mundos. Organização de eventos e actividades com um barco piscatório a navegar em plena ria formosa.
Pegaram em nós e dentro do barco foram fazendo a visita toda guiada as fábricas de peixe os pescadores em plena actividade ali ao nosso lado. Passamos pelos mercados de Olhão mas dentro da ria.
Primeira paragem em pleno lodo e maré baixa: fomos mariscar!
Umas botas de maré, uma capa para cortar o frio e um gorro (isto se for inverno). Eu apanhei dias fantásticos quase como os de Julho.
A empresa tem tudo para que cada visitante não passe frio. Botas etc.
Ensinaram-nos como se apanha amêijoas, berbigões e lingueirões.
Malta aquilo foi tão espectacular que se a maré não subisse ficava ali horas sem fim.
Esta actividade para quem quiser fazer (é obrigatório em caso de irem até ao Algarve ou viverem lá até) chama se clam picking e podem reservar directamente com a Portugal No Limits.









Segunda paragem - P A R A I S O! 
Entre a ilha da Armoma e ilha da Culatra acho que fui ao céu e voltei. Dunas de areia douradas, mar azul turquesa e ao mesmo tempo transparente.
Aqui podem trazer a cestinha e fazer um belo de um barbecue privado porque não há cá ninguém!




3a paragem - Ilha da Culatra
Voltei a morrer fui ao céu e voltei.
Vivem cerca de 400 famílias, 1200 habitantes fixos. Igreja, escola, uma pequena e caseira fábrica de bolos, restaurantes com os melhores peixes frescos e toda a praia que é estupenda. Têm um porto logo à entrada uma vez que a actividade que sustenta aquelas famílias na sua maioria é o mar.
Meus amigos. Aquele povo é a melhor coisa do mundo! Olhanenses de gema e acolhem tão mas tão bem quem os visita que nem imaginam!
Tive um almoço com toda a organização da visita, tipo estupendo!




Meus queridos: Cristina, Victor, Artur, e a Patricia que filmou e registou cada momento. Jamais terei como agradecer o dia perfeito que me proporcionaram.
Eu estava lá convosco e senti que vocês estavam lá comigo por gosto, que amam aquilo que fazem que o vivem e isso chegou até  bem dentro e fundo do meu coração! 
A vos um grande, muitíssimo grande obrigada por me terem feito imensamente feliz.
Tenho a certeza que com estas actividades os clientes ficam definitivamente fidelizados não só ao hotel mas a Olhão e à sua essência principalmente!



Nos restantes dois dias como se não bastasse tanta emoção no dia anterior, fui recebida. Muitoooo bem recebida pelo Ricardo Badalo, dono da empresa Passeios da Ria Formosa.
Se forem ao Blog do Manuel Luís Goucha têm lá um post sobre esta empresa e sobre o Ricardo que reforça totalmente a minha opinião. 
Bem, o Ricardo para além de agilizar e criar todo o tipo de visitas e de ter variadissimos e diferentes barcos, é uma pessoa também da terra. Nascido e criado na minha Fuzeta (ao lado de Olhão) que vive aquilo que vende. 
Ele e toda a equipa foram amáveis de A a Z! Não tenho palavras para agradecer!
O à vontade, o amor à camisola e aquilo que fazem é brilhante.

1a Paragem - Ricardo ias me matando do coração. Levaste-me ao sítio da minha infância. Barra nova da Fuzeta. Não lá ia há 16/17 anos e não sabia que tinhas transporte privado para este lugar que é tão mágico e cheio de uma paz e uma essência sem igual. 






2a visita com os Passeios da Ria Formosa.
Um barco cheio de bifes (estrangeiros para quem não conhece estas minhas palavras algarvias) e eu e a Patricia lá enfiadas também: observação de aves com saída da fuzeta até à Ilha da Armona em Olhão.
Nao foi o Ricardo que fez esta visita mas foi um colega da sua equipa igualmente fenomenal. Explicou tudo ao pormenor!
Uma paragem especial para visitar a ilha!




2o dia com os Passeios da Ria Formosa:
Levaram nos a ver................ CAVALOS MARINHOS!!!!!
Parecia uma criança! 
Malta acreditem estava com o chitex ao mais alto nível! 
Aqui o Ricardo explicou ao pormenor também como se "apanham" (nunca tirando da água senão morrem e eu tóninhas ia matando um piqueno dum cavalo marinho porque tirei-o de água) e ensina-nos a mergulhar com aquelas cenas estranhas dos óculos e a coisinha para respirar pela boca. Desculpem mas não me lembro do nome, vocês de certeza que sabem! Ihih
Esta actividade é imperdível principalmente para quem tiver filhotes ok?





OBRIGADA ao Ricardo e aos passeios da Ria Formosa!
A palavra espectacular não chega. 
Aquilo que fazem e onde o fazem como o fazem é brilhante. A oferta que têm de roteiros dentro da ria formosa é estrondosa!
Quem não tiver tempo para tudo esta empresa tem o passeio "roteiro às ilhas" passam em todas ali da zona e garanto-vos que depois de conhecerem Olhão não vão querer mais ir para fora de férias!












Sem comentários:

Enviar um comentário