É a minha terra eu sei. Sou suspeita também sei mas não interessa!
O que vivi hoje não o tinha vivido ainda.
E foi intenso. Foi de uma beleza extraordinária e de uma envolvencia paradisíaca.
Sai de Lisboa com rumo aos meus Algarves. Tinha de uma vez por todas de parar para tratar desta semana e agarrar o boi pelos cornos.
Há projetos e projetos. O que me foi pedido (acho) que em nada tem a ver comigo. Não o sei fazer, nunca o fiz e os medos, receios e falta de confiança têm sido alguns. (M U I T O S)
Mas como o deadline de apresentação do projeto está a chegar ao fim: ou era, ou era.
O meu homem diz: tu não funcionas com tempo. Tu funcionas à última da hora.
Então à última da hora vim.
Obrigada a Deus e a todos os santinhos (não acredito em santinhos mas curto milhões esta expressão) e obrigada à Empresa Portugal No Limits!
Que com toda a paciência do mundo pegaram em mim, enfiaram-me num barco com um cão de água espetacular e com pessoas que realmente vivem e conhecem Olhão e a riqueza destas águas da ria formosa.
Fizeram me uma visita guiada na minha própria terra a sítios que eu não conhecia!
Só vos digo isto: é em Olhão que estão as verdadeiras águas paradisíacas das Caraíbas!
Deixem de gastar dinheiro em viagens para o outro lado do mundo e venham até Olhão conhecer um mundo rico, cheio de essência onde a principal actividade da terra continua a ser o mar.
Um sotaque sem igual.
Adoro ver os pescadores no mar a trabalhar nas suas redes e a malta de cú para o ar a tentar apanhar amêijoas (eu hoje).
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras.
Vou-me calar e mostrar-vos o que se pode fazer com quem visita à terra.
Ainda não tenho todas as fotos mas passo a explicar o roteiro:
Partida do Hotel Real Marina Hotel & Spa*****
Barco à nossa espera no pontão em frente ao hotel.
Rota pela ria formosa: visita guiada de barco dentro da doca onde nos explicam toda a actividade piscatória da terra.
Saindo da doca tomamos rumo à ilha da Armoma e atracámos na ria onde se encontram os viveiros e rota de lama.
Ali nos foi ensinado a apanhar amêijoas, berbigões e lingueirões. Confesso-vos o meu coração vibrou! Apanhar amêijoas é das coisas mais espectaculares à face da terra!
O cão de água lindo e maravilhoso salta connosco para dentro água, brinca com as crianças no mar e é um animal super meigo!
Depois de me ter armado em "mariscadora", levaram-nos às Caraíbas Algarvias!!!!
Entre a ilha da Armoma e a ponta da culatra existe um verdadeiro manto de águas cristalinas. As gaivotas poisadas em pequenos bocados de areia ao longo das águas cristalinas, e ainda uma duna com areias douradas em que quem faz este passeio consegue fazer um dia de praia neste paraíso com cestas de piquenique.
A coisa estava boa e ficou ainda melhor!
Rumo à ilha da culatra onde esta é uma mini cidade. Com cerca de 400 famílias e 1200 habitantes. Sim as pessoas vivem mesmo lá!!!!!!
A ilha é coberta de uma igreja católica, mini mercado, uma pequena fábrica de bolos em que a senhora faz tudo na hora e vende directamente aos habitantes e visitantes. Restaurantes espectaculares cheios de peixinho do bom, um clube de futebol e muitos bailaricos de Junho a setembro!
Eu disse que me ia calar para aí à mil palavras atrás, mas não consigo. Juro que não consigo!!!!!
Um especial obrigada à nossa querida Cristina da Sem Limites pela santa paciência e por entrar sempre nestes meus pedidos à última da hora bem como por todo o profissionalismo e a forma como vibra com o seu trabalho, bem como ao Sr Vítor e Sr Artur que foram uma companhia espectacular ao longo do dia e ainda à minha colega Patricia que me tem ajudado em todo o tipo de montagem do projeto!
Obrigada por este dia que me reavivou a alma e me fez regressar aos tempos de criança em que levava os verões correndo atrás do meu pai enquanto ele ia apanhar bocas e caranguejos para o meio da lama!
O meu Algarve é L I N D O 💛












Sem comentários:
Enviar um comentário