04 abril, 2018

(re)organizar. 12 Coisas que funcionam com a minha pessoa.

Com quase 30 anos é que me estou a organizar sabiam?! (neste caso eu já trabalho há quase metade da minha vida).
Vivi toda esta mini vida com a cabeça enfiada no trabalho e a pô-lo à frente de tudo e de todos.
Sempre achei que quem não é de trabalho ou seja pessoas que não são boas para trabalhar não são pessoas de jeito. (SORRY, my bad!)
Como cresci a ver o meu rico paizinho matar-se a trabalhar pus desde que nasci (práticamente) na minha cabeça que tinha de trabalhar muito para ter direito à vida.
Entretanto a tentar agradar todo o mundo à minha volta esqueci-me de me agradar a mim!
Não, não é que esteja curada da saga trabalho, não estou, mas....tem-me doído tanto na pele: as noites mal dormidas, as voltas na cabeça e no estômago, as ansiedades, os medos, que dei por mim a dar em doida.

Por favor acusem-se se são como eu... Medo constante do meu trabalho não estar a corresponder ás expectativas dos outros, medo de não estar no caminho certo, medo de errar, medo de desiludir, medo, medo + medos que desencanto da "Cochinchina"!
Errar profissionalmente (para mim) nunca esteve nas minhas hipóteses ou seja, o que é que acontece quando erro?! Quase que morro de desgosto, pois humanamente é impossível não falhar!
Então a vida começou a dar-me sinais de STOP.
A saúde apertou, passei MUITOOOO tempo, muito tempo mesmo a acordar morta como se nem sequer tivesse dormido, descansado o cérebro.
Parei de sair, de me divertir para tentar colmatar o cansaço que não sabia de onde vinha.
Comecei a comer ainda pior.
Deixei as atividades de que mais gostava, não tinha força, nem disposição (nem tempo dizia eu).
Dei por mim só trabalho, casa, casa, trabalho e descobri que o que mais gostava de fazer (trabalhar) afinal não chegava para me fazer feliz.
Fui obrigada literalmente a munir-me. Sem saber, e estando num campo totalmente desconhecido pois só me lembro de viver focada no trabalho comecei mesmo sem força a obrigar-me aos pouquinhos a fazer coisas de que gosto.
A inventar literalmente.
O homem lá de casa costumava "implicar" comigo e dizia-me sempre com um sorriso nos lábios: "Mas não há uma única folga que queiras ficar em casa a descansar! Só me queres andar com esse cú na rua."
Comecei a sentir saudades de ouvir isto, afinal de contas eu já tinha sido isto. Arrebitada demais que nem nas folgas parava. Queria conhecer coisas novas, queria aproveitar o dia, queria sorrir, fotografar, queria ir aos sítios novos da moda, queria porque queria.
Até que.... um dia uma pessoa me disse: "o trabalho foi apenas feito para vivermos dele e não para dependermos dele."
Agora calma pessoas não trabalhadoras.......!!!! Isto quer dizer o seguinte: Dá o teu melhor e máximo no teu horário laboral mas depois disso vai viver para ti e não para o patrão.
Tipo..... Desliga a PI-PO-CA.
Levei séculos a entender isto e ainda me custa confesso, saber que o meu trabalho é o meu trabalho mas que a minha vida não é só trabalho.
Então ganhei alguns hábitos que me foram ajudando dia à dia. (Hábitos que eu gosto e se identificam comigo, não quer dizer que contigo funcionem as mesmas coisas).

- Reinscrevi-me na Zumba. (AMO dançar e saber quais são as novas "Regatonadas" da moda).
- A minha casa, AMO limpar a minha casa e senti-la sempre arrumada, cheirosa e harmoniosa.
- Compras. AMO ir ao continente fazer as compras mensais, comecei a fazer listas de compras, tentando seccionar produtos mais saudáveis de forma a ter a dispensa de casa bem recheada.
- Livros. Têm de ser animados e todos muito pindéricos. Gosto de livros que falem de felicidade.
- Comecei a fazer os Vlogs, uma parvoice minha mas que me dá tantoooo gozo.
-Aproveitar as folgas. Já passamos 5 dias da nossa semana a correr entre trabalho e responsabilidades, não é justo perdermos folgas inteiras a dormir.
- (Esta ainda estou a aprender, com dificuldade) Perder o medo de falar o que penso com medo de ferir susceptibilidades.
- dormir bem, deitar-me minimamente a horas de dormir 7-8h por noite e na cama (nada de adormecer no Sofá).
- Cozinhar a minha comida. Tentando que a mesma seja a mais saudável possível e ganhando ao mesmo tempo gosto por cozinhá-la. Já bem bastam as refeições fora de casa que é só asneirada.
- Fugir de passar à porta do Mc Donald's.
- Tentar ver o extra da Casa dos Segredos. (ponho para trás o dia anterior de forma a vê-lo a horas decentes).
- Estar sempre rodeada da família e amigos do coração. 
- Ser saudável era um ponto giro de colocar aqui, mas seria mentira, ainda não estou nesse patamar mas estou a tentar 😄

Não partilho nada disto com tristeza, muito pelo contrário!
Não acredito em vidas perfeitas nem em caminhos sem altos e baixos, acredito em histórias de vida, acredito em aprendizagens, em melhoramentos e em crescimentos.
Seria impossível existir evolução da espécie sem erros associados não acham?  Por mais que me exiga uma perfeição que não existe também é para isso que serve a vida, para nos ensinar que não sabemos lá grande coisa por vezes....


Sem comentários:

Enviar um comentário